sexta-feira, 20 de março de 2009

Cão Guia

O cão guia é um animal muito especial



Hoje eu tive a oportunidade de tirar essa foto acima.Voltando da faculdade eu tive a alegria de presenciar essa cena maravilhosa, na hora que eu vi um deficiente visual falando para o cão o que ele deveria fazer, nossa eu fiquei até emocionada.

Tentei chamar atenção do cachorro e ele nem bola me deu, depois pesquisei e fiquei sabendo que não podemos mexer com eles em horário de serviço. É eles trabalham e nessa hora ficam muito sérios..rs



Possuindo temperamento dócil e sendo dotado de extrema paciência e determinação. Ama profundamente o dono e por essa razão sente prazer no seu trabalho e funciona como olhos do cego. Ele não cansa jamais, sendo treinado para acompanhar o cego 24hs por dia. Por esse motivo, os treinadores fazem cursos específicos, com aulas práticas e teóricas.



O que os cães-guia fazem

Os cães-guia auxiliam pessoas deficientes visuais a viajar pelo mundo. Na maioria dos países, sua presença é aceita em qualquer lugar público, e eles podem ajudar seus utilizadores a ir a qualquer lugar. Para isso, um cão-guia deve saber:

  • se manter em uma rota direta, ignorando distrações como cheiros, outros animais e pessoas;
  • manter um passo firme, à esquerda e um pouco à frente do seu acompanhante;
  • parar em todos os meio-fios até receber ordem para prosseguir;
  • virar à esquerda e à direita, mover-se para frente quando ordenado;
  • reconhecer e evitar obstáculos ao acompanhante (passagens estreitas e batentes baixos);
  • parar no pé e no topo de escadas até receber ordem para prosseguir;
  • levar o acompanhante aos botões do elevador.
  • deitar em silêncio quando o acompanhante estiver sentado;
  • ajudar o acompanhante a subir e movimentar-se em ônibus, metrô e outras formas de transporte público;
  • obedecer a vários comandos verbais.

Cuidados especiais

Os cães guias de cego não devem ser tocados por pessoas estranhas durante o seu ‘horário de trabalho.

Não distraia ou tente brincar com ele enquanto ele estiver trabalhando. O seu dia-a-dia é bastante estressante e deve ser respeitado


Dedicado ao serviço e faz hora extra


Os cães-guia aproveitam imensamente seu trabalho e ficam muito satisfeitos com um serviço bem feito. Porém, não há espaço para a diversão durante o dia de trabalho. Claro que o cão-guia brinca, se distrai e recebe elogios do seu acompanhante por realizar os percursos. Mesmo quando o acompanhante não precisa de assistência, um cão-guia dedicado ao serviço é treinado para ignorar distrações e não se mexer. Isto porque um cão-guia deve ser capaz de entrar no ambiente de trabalho do acompanhante ou ficar em locais públicos sem perturbar.

Quando vir um cão-guia dedicado ao trabalho, é muito importante reconhecer que ele está trabalhando. Acariciar ou falar com o cão quebra sua concentração e isto prejudica a habilidade do acompanhante de caminhar nos arredores. As pessoas ficam muito impressionadas com os cães-guia e temos uma inclinação natural de elogiá-los, mas a melhor coisa que você pode fazer para ajudar um cão-guia é deixá-lo só para que possa prestar atenção a seus arredores e manter seu foco em seu acompanhante. Guiar é muito complicado e requer atenção total de um cão.

Porém, quando um cão-guia chega ao lar no fim do dia, ele brinca e recebe muitos elogios como um animal de estimação comum. Os cães-guia fazem a distinção entre trabalho e brincadeira baseados no peitoral: quando estão usando o peitoral, devem ficar completamente focados. Quando o peitoral é retirado é hora de brincar. Os cães-guia trabalham muito duro todos os dias, mas levam uma vida muito feliz, cheia de atenção e estímulo. Os cães somente trabalham como cães-guia se amam muito o trabalho. Na verdade, muitos acompanhantes relatam que seus cães pulam de entusiasmo quando colocam o peitoral todas as manhãs.