sexta-feira, 20 de março de 2009

Cão Guia

O cão guia é um animal muito especial



Hoje eu tive a oportunidade de tirar essa foto acima.Voltando da faculdade eu tive a alegria de presenciar essa cena maravilhosa, na hora que eu vi um deficiente visual falando para o cão o que ele deveria fazer, nossa eu fiquei até emocionada.

Tentei chamar atenção do cachorro e ele nem bola me deu, depois pesquisei e fiquei sabendo que não podemos mexer com eles em horário de serviço. É eles trabalham e nessa hora ficam muito sérios..rs



Possuindo temperamento dócil e sendo dotado de extrema paciência e determinação. Ama profundamente o dono e por essa razão sente prazer no seu trabalho e funciona como olhos do cego. Ele não cansa jamais, sendo treinado para acompanhar o cego 24hs por dia. Por esse motivo, os treinadores fazem cursos específicos, com aulas práticas e teóricas.



O que os cães-guia fazem

Os cães-guia auxiliam pessoas deficientes visuais a viajar pelo mundo. Na maioria dos países, sua presença é aceita em qualquer lugar público, e eles podem ajudar seus utilizadores a ir a qualquer lugar. Para isso, um cão-guia deve saber:

  • se manter em uma rota direta, ignorando distrações como cheiros, outros animais e pessoas;
  • manter um passo firme, à esquerda e um pouco à frente do seu acompanhante;
  • parar em todos os meio-fios até receber ordem para prosseguir;
  • virar à esquerda e à direita, mover-se para frente quando ordenado;
  • reconhecer e evitar obstáculos ao acompanhante (passagens estreitas e batentes baixos);
  • parar no pé e no topo de escadas até receber ordem para prosseguir;
  • levar o acompanhante aos botões do elevador.
  • deitar em silêncio quando o acompanhante estiver sentado;
  • ajudar o acompanhante a subir e movimentar-se em ônibus, metrô e outras formas de transporte público;
  • obedecer a vários comandos verbais.

Cuidados especiais

Os cães guias de cego não devem ser tocados por pessoas estranhas durante o seu ‘horário de trabalho.

Não distraia ou tente brincar com ele enquanto ele estiver trabalhando. O seu dia-a-dia é bastante estressante e deve ser respeitado


Dedicado ao serviço e faz hora extra


Os cães-guia aproveitam imensamente seu trabalho e ficam muito satisfeitos com um serviço bem feito. Porém, não há espaço para a diversão durante o dia de trabalho. Claro que o cão-guia brinca, se distrai e recebe elogios do seu acompanhante por realizar os percursos. Mesmo quando o acompanhante não precisa de assistência, um cão-guia dedicado ao serviço é treinado para ignorar distrações e não se mexer. Isto porque um cão-guia deve ser capaz de entrar no ambiente de trabalho do acompanhante ou ficar em locais públicos sem perturbar.

Quando vir um cão-guia dedicado ao trabalho, é muito importante reconhecer que ele está trabalhando. Acariciar ou falar com o cão quebra sua concentração e isto prejudica a habilidade do acompanhante de caminhar nos arredores. As pessoas ficam muito impressionadas com os cães-guia e temos uma inclinação natural de elogiá-los, mas a melhor coisa que você pode fazer para ajudar um cão-guia é deixá-lo só para que possa prestar atenção a seus arredores e manter seu foco em seu acompanhante. Guiar é muito complicado e requer atenção total de um cão.

Porém, quando um cão-guia chega ao lar no fim do dia, ele brinca e recebe muitos elogios como um animal de estimação comum. Os cães-guia fazem a distinção entre trabalho e brincadeira baseados no peitoral: quando estão usando o peitoral, devem ficar completamente focados. Quando o peitoral é retirado é hora de brincar. Os cães-guia trabalham muito duro todos os dias, mas levam uma vida muito feliz, cheia de atenção e estímulo. Os cães somente trabalham como cães-guia se amam muito o trabalho. Na verdade, muitos acompanhantes relatam que seus cães pulam de entusiasmo quando colocam o peitoral todas as manhãs.




3 comentários:

  1. Nossa que inteligente...
    Nosso filho, o Marley, será igual também! rs...

    ResponderExcluir
  2. Eu, Roberto, também, fiquei muito emocionado na última vez que encontrei um animal com características e importância tão relevantes. A minha emoção foi tamanha que não resisti em acariciá-lo. Claro que pedi autorização ao dono, que foi muito gentil.
    O cachorro me pareceu estar meio acostumado ao assédio, enfim, nem ligou muito para os meus afagos...mas valeu um olhar todo especial que disparou para mim.
    Em tempo, o encontrei na lotação Vila Formosa /Metrô Tatuapé...risos... logo atenção máxima tem uma dupla andado por nossos arredores !

    ResponderExcluir
  3. Em 27/03/2009 as 17 horas Queremos Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !Atualização !

    ResponderExcluir