segunda-feira, 6 de abril de 2009

Porque gatos tem medo de água!




A maior parte dos gatos têm, naturalmente, medo da água. De algum lado há de vir a expressão 'lavar a cara à gato'... vem do fato de que os gatos lavam o focinho com imenso cuidado, mas sem se molharem ou babarem, como alguns cães, parecendo não ter chegado a usar água. A expressão aplica-se ás pessoas que também não usam água para lavar a cara, mas preferem esfregar os olhos com as mãos, até terem um ar minimamente apresentável.

Há alguns gatos em que a curiosidade se sobrepõe ao medo da água e estes podem ser encontrados a brincar com torneiras que pingam ou com peixes de aquário (com o peixe ainda dentro do aquário, quando se chega a tempo).



Coisas que os gatos fazem para não molharem um pêlo:

- Atravessar um chão acabado de se lavar em 'pontas das patas', aos saltinhos, com ar de quem está a atravessar um rio em época de cheia, apenas por molharem as almofadas das patas.

- Permanecer nos beirais das janelas ou debaixo de carros estacionados quando está a chover, recusando-se a vir quando os chamamos para dentro de casa, mesmo que a porta de entrada esteja apenas a 1 metro do sítio onde eles estão recolhidos.

- Afastar os bigodes completamente para trás quando estão a beber água.

- Deitar-se no chão frio de ladrilhos do corredor da casa (ocupando naturalmente toda a largura da passagem e fazendo com que toda a gente tenha que passar por cima deles) quando estão a morrer de calor, em vez de tomarem um saudável banho de mangueira como fazem os cães, para refrescar.