sexta-feira, 24 de junho de 2011

Giárdia



A Giardia é um protozoário pertencente ao filo Sarcomastigophora e classe Zoomastigophora, que contém outros importantes parasitas flagelados, dentre eles o Trichomonas, o Tripanossoma e a Leishmania.
Estes parasitas pertencem à ordem Diplomonadida e família Hexamitidae.

A Giardia apresenta duas formas evolutivas:

Trofozoíto: forma ativa, móvel, encontrada no trato intestinal. Possui aproximadamente 15 µm de comprimento e 8 µm de largura, apresenta forma de gota. Quatro pares de flagelos completam a aparência desta forma.

Cisto: estágio latente e resistente, responsável pela transmissão. Possui aproximadamente 12 µm de comprimento de 7 µm de largura. O cisto é sensível ao calor e à dessecação, porém pode sobreviver por vários meses fora do hospedeiro em condições úmidas e frias.

Apesar de já terem sido descritas mais de 50 espécies do gênero Giardia, apenas 5 espécies são geralmente reconhecidas. Dentre elas, a G. duodenalis, responsável por causar a doença em mamíferos.


Transmissão e Ciclo

O cisto é a forma infectante do protozoário. A transmissão ocorre através da rota fecal-oral, mais comumente através da água contaminada. Reservatórios de água não tratadas ou filtradas podem também servir como fonte de infecção. A transmissão ainda pode ocorrer através da contaminação fecal em canis e abrigos de animais.

Uma vez instalado no ambiente, o cisto é bastante resistente e pode sobreviver por longos períodos. Apesar dos cistos de Giardia sobreviverem em ambientes frios e úmidos, eles também podem sobreviver em climas quentes e secos, onde as fontes de água tais como tanques, lagoas, campos irrigados e gramados estão presentes.

O ciclo biológico é direto. O hospedeiro se infecta ingerindo os cistos, os quais se rompem no duodeno após a exposição ao ácido gástrico e enzimas pancreáticas. Os dois trofozoítos, então separados, amadurecem rapidamente depois do rompimento e atacam o epitélio das vilosidades intestinais. Os trofozoítos se multiplicam por fissão binária no trato intestinal e depois encistam.

Os cistos são transmitidos pelas fezes por 1 a 2 semanas após a infecção. Trofozoítos também podem ser transmitidos pelas fezes (especialmente em gatos), mas raramente sobrevivem por um período significativo fora do hospedeiro.

Patogenia

Uma vez ingerido, o cisto se rompe no estômago e libera 2 trofozoítos, os quais estabelecem a infecção no intestino delgado. Os trofozoítos atacam a borda das vilosidades (figura 2) e causam danos estruturais, provocando redução na área de superfície das microvilosidades. Esta redução na área de superfície diminui a eficiência da digestão, resultando em uma variedade de distúrbios gastrointestinais.

Sinais Clinicos:
Os sinais clínicos mais comuns são fezes moles, odor fétido e algumas vezes diarréia que pode ser intermitente e aguda, muitas vezes associada à desidratação. Outros sinais incluem vômito e motilidade intestinal aumentada, animais afetados podem apresentar perda de peso secundária à diarréia, mas raramente apresentam inapetência.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico definitivo da giardíase depende da identificação dos cistos (ovais) através de centrifugação-flutuação com sulfato de zinco das fezes ou dos trofozoítos flagelados móveis (piriformes) nas fezes diarréicas frescas suspensa em solução salina (realizar 3 exames antes de descartar giardíase), ou nas amostras duodenais (aspirados, varreduras ou esfregaços de impressão de biópsias de mucosas.)

Os exames fecais negativos não excluem o diagnóstico de giardíase. Quando os exames fecais forem negativos, pode-se diagnosticar giardíase “oculta” indiretamente através da resposta de um experimento terapêutico de droga antigiárdia (como o Metronidazol). Os novos métodos de detecção da Giárdia através de um ensaio imuno-absorvente ligado à enzima (ELISA) e de técnicas de anticorpos imunoflurescentes (AIF) estão se tornando mais disponíveis.

Tratamento:

A droga mais utilizada para tratamento da giardíase em pequenos animais é o metronidazol. Outras drogas comumente utilizadas são a quinacrina, albendazol e febendazol.

Como parte de qualquer plano de tratamento, é recomendado que o animal seja completamente limpo para remover cistos da pele e do pêlo. O ambiente do animal deve ser descontaminado antes dele voltar. Solução de amônia quaternária agindo por 30 a 40 minutos pode ser utilizada na desinfecção local.

Educação sanitária e adoção de hábitos de higiene específicos: transmissão fecal-oral, qualidade da água, lavar as mãos e alimentos antes das refeições.

Tratamento de indivíduos infectados, sintomáticos ou não. O controle parasitológico deve ser realizado e repetido, mostrando-se negativo no 7°, 14° e 21° dia após o término do tratamento.

Eliminação dos reservatórios (moscas e baratas).

Orientar o paciente quanto ao controle parasitológico dos animais de estimação existentes na casa, sob supervisão de um Médico Veterinário.