segunda-feira, 30 de março de 2009

Como educar um cão surdo



Você acha que seu cachorro é mal educado? Ele nunca vem quando você chama, e nem dá bola para o que você fala? Atenção!!! Seu cão pode ser surdo!



Como saber?

Existem alguns testes que podem ser realizados em casa pra saber se seu bicho de estimação é realmente surdo. Um exercício simples é tocar um apito toda a vez que for alimentá-lo. Um dia qualquer, quando ele estiver distante, toque o apito. Se o cachorro não for surdo, já terá associado o som à hora de comer e virá ao seu encontro. Agora, se ele não se aproximar, pode ser um indício de que você tem um amigo com deficiência auditiva.

Contudo, um teste em casa não dispensa, de maneira nenhuma, uma visita ao veterinário. Só ele pode diagnosticar com certeza se o cachorro é realmente surdo. Portanto, não deixe de consultar um profissional de sua confiança!

VibraCão

Mas se você já levou seu cão ao veterinário e, após os testes, ele foi diagnosticado como deficiente auditivo, saiba que ele pode aprender como qualquer outro.

Para educá-lo, basta explorar os outros sentidos como o olfato, a visão e o tato. Muitas pessoas ficam tristes por não poder chamar o cão pra fazer um carinho, por exemplo. O que muitos não sabem é que isso é possível, mas de uma forma diferente.

Os cachorros surdos conseguem perceber a vibração do deslocamento de ar que as coisas provocam em volta deles. Educar os cães através de batidas fortes com os pés no chão é uma tática que pode dar muito certo. Podemos ensinar o animal que duas batidas com os pés significa que você está chamando. Essa técnica só não é apropriada pra quem mora em apartamento… Afinal o cachorro é surdo, mas seus vizinhos
não!